sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Marcha dos Mortos

A MARCHA DOS MORTOS

Esta é mais uma das produções geniais de Maurício Ricardo e seus amigos da banda "Os Seminovos". Admirador que sou do trabalho do grupo, transformei o clipe em conteúdo de minhas aulas de Língua Portuguesa. As reflexões produzidas pelos alunos, em forma de parágrafo argumentativo, são apresentadas logo abaixo.



"Um corrupto mata menos com suas mãos que com suas atitudes.Vivemos em um país em que políticos não se importam com a vida alheia e sim seu bolso, fazendo de pessoas miseraveis , defuntos. Para piorar, falam que não sabem de nada. Para que se preocupar com os outros, se na minha casa esta tudo bem? Preocupar-se com a fome? Na minha casa todos comem do bom e do melhor! Preocupar-se com a morte? Minha família tem ótimos seguranças! É nessas perguntas e respostas que se resume a cabeça dos corruptos, ou seja, assassinos,cruéis e frios." JEFERSON ROBERTO ORTIZ, 3º ENSINO MÉDIO "B", COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME DE ALMEIDA, LOANDA-PR

" A corrupção vem prejudicando todos nós, uma vez que esse uso da autoridade para conseguir
vantagens faz com que a sociedade sofra. Esses sujeitos deveriam ter consciência do que eles tão
fazendo com a nossa população, pois pessoas estão morrendo por falta de atendimento, isso nos mostra a falta de humanidade com que os políticos se apropriam do dinheiro que poderiam salvar vidas de muitas pessoas. Por conta disso é que nosso país é visto lá fora como o paraíso dos que não se dão conta de suas responsabilidade e condenam os brasileiros mais necessitados." PRISCILA NOLASCO DE REZENDE, 3º ENSINO MÉDIO "B", COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME DE ALMEIDA, LOANDA-PR.

"Estamos vivendo em país onde a corrupção está dominando, muitos políticos desviam as verbas para o seu próprio proveito e muitos brasileiros estão sendo maltratados, sofrendo nas filas em postos de saúde, outros estão morrendo por falta de atendimento de médicos, mas muitos desses corruptos assassinos continuam dormindo tranquilos e não se preocupam com essa situação que a cada momento se torna mais assustadora". FRANCISCA LEITE DA SILVA DUARTE , 3º ENSINO MÉDIO "B", COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME DE ALMEIDA, LOANDA-PR.

"A afirmação ''TODO CORRUPTO É UM ASSASSINO'', se aplica a políticos com índole inescrupulosa, para quem a meta é só tirar vantagem de seus cargos.
Porque tais políticos merecem esse título? Ora, para quem tem coragem de desviar verbas de saúde, de merenda, tirando de quem é mais sofrido, dos que mais necessitam, não só tem que levar o rótulo de assassino, mas também deveria devolver aos cofres públicos tudo aquilo que roubaram, que foi desviado, com juros e correção,pois eles só sentem quando os pagamos com a mesma moeda." EDMAR PIRES FERREIRA, 3º ENSINO MÉDIO "B", COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME DE ALMEIDA, LOANDA-PR.

" A grande maioria dos corruptos são políticos que roubam o dinheiro dos impostos que pagamos e que não são baratos,desviando-o para uso pessoal, sem se preocupar se o que estão fazendo irá ou não prejudicar outras pessoas. Por isso , todo corrupto é um assassino, uma vez que, ao desviar verbas públicas , estão prejudicando a camada mais pobre da população e, assim, causando muitos prejuízos à sociedade como, por exemplo, a falta de saneamento básico que gera mais doenças para as quais não temos profissionais capacitados para o tratamento, provocando, assim várias mortes." MAYNARA CARINE RODRIGUES DE LIMA, 3º ENSINO MÉDIO "B", COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME DE ALMEIDA, LOANDA-PR.

"Todo corrupto é um assassino,pois eles roubam daqueles
que necessitam. Na maioria das vezes, os corrupto são os
políticos que acabam abusando de seu cargo para obterem
benefícios do dinheiro publico para seu próprio interesse, sacrificando a camada social mais pobre, que dependem exclusivamente
dos serviços públicos. Por tudo isso, é bom que sejamos honestos em nossa escolha para nós prevenir dos erros já cometidos." LÍDIA TIAGO ARAÚJO, 3º ENSINO MÉDIO "B", COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME DE ALMEIDA, LOANDA-PR.

"Na minha opinião todo corrupto é um assassino,porque enquanto eles “passam a mão” no dinheiro para coisas desnecessárias como tratamento capilar, muitas pessoas estão em uma fila de hospital esperando por um atendimento que pode demorar muitos meses ou nem mesmo acontecer. Inclusive muitas delas morrem nessa fila por culpa desses assassinos que usurpam o dinheiro público." ELISEU DA SILVA FERREIRA, 3º ENSINO MÉDIO "B", COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME DE ALMEIDA, LOANDA-PR.

"Um corrupto simplesmente mata muitas pessoas e mal liga para oque esta acontecendo fora de sua casa. Ele tira das pessoas pobres o pão de cada dia, rouba a merenda escolar dando as crianças alimentos de má qualidade. Fazem tudo isso para sua vida ser melhor , mesmo matando crianças recém nascidas, tirando o atendimento médico nos postos de saúde, provocando a falta de remédios, e vacinas para as pessoas que não têm dinheiro para comprar. Sinceramente não sei como eles podem dormir." RAFAEL CARAVIERI FARINÁCIO, 3º ENSINO MÉDIO "B", COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME DE ALMEIDA, LOANDA-PR.

" Todo corrupto é um assassino,mas cada politico é igual ao outro,ou quase igual. Os motivos que me levam a crer nisso são quea maioria dos políticos mentem, roubam e nos fazem acreditar neles. Eu lamento por nós mesmos, por não sabermos escolher o melhor partido para nossa sociedade porque todo mundo sabe que esses homens públicos que falam demais e não cumprem com sua palavra. O que mais entristece e que essas autoridades roubam pessoas de baixo nível econômico, que confiam neles com muita facilidade e que dão o seu melhor para poder receber o que os políticos prometem como: melhoras no hospital ; aprendizagem , etc.
Esses indivíduos matam muitas pessoas sem saber, porque eles não sabem que a promessa não cumprida poderia ser a solução para doentes esperando ser atendidos na fila das unidades de saúde ou aguardando vagas em UTIs." JAKELINE DIAS DEVIGO, 3º ENSINO MÉDIO "B", COLÉGIO ESTADUAL GUILHERME DE ALMEIDA, LOANDA-PR.