sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sobre mídias e tecnologias


Muitas vezes ouvimos as pessoas falarem em mídias e tecologias e corremos o riscos de considerar esses termos como sinônimos. Há, contudo uma distinção entre eles.
Pensar em tecnologia implica considerar toda a ação humana no planeta, pois esse termo se refere a toda espécie de instrumentos produzido pelos representes da nossa espécie para transformar o planeta, alcançar seus objetivos e suprir as suas necessidades. Uma simples pedaço de madeira utilizado para alcançar um fruto no alto de uma árvore é um exemplo de recurso tecnológico. Felizmente, à medida em que a aventura humana na Terra foi avançando, a engenhosidade humana foi capaz de criar instrumentos cada vez mais sofisticados, chegando às maravilhas tecnológicas dos nossos dias. Sem falar naquelas que ainda irão nos estupefar.
Já o termo mídias se refere às chamadas tecnologias especificamente voltadas ao processo de comunicação, isto é, a interação humana. São, portanto, meios, instrumentos de que nos servimos para trocar mensagens com as outras pessoas, sejam elas, faladas, escritas ou imagéticas e, como já nos habituamos, mensagens multimídia em que som, imagem, texto e movimento se entrelaçam.

Nenhum comentário: